Grandes conquistas requerem planejamento, e planejamento no longo prazo é essencial, mas demandam uma dose extra de empenho. Por isso, hoje faremos o inverso, olharemos para as pequenas conquistas financeiras.
O risco das grandes metas
Ouso dizer que o maior risco é manter o foco somente nas grandes metas. Quem nunca viu o desânimo batendo na porta ao longo dos meses de planejamento, já que o progresso é mais lento? E é claro que isso pode comprometer todo o planejamento!
Outro risco grande é retraçar um caminho quando a meta toda proporções maiores. Por isso não despreze o poder das pequenas metas. Esses pequenos sucessos podem ter mais influência para que o seu objetivo seja alcançado que as metas maiores, pois muitas vezes elas servem como degrau para atingir objetivos mais expressivos.
Razões para adotar pequenas metas aos seus objetivos
- Pequenas vitórias: elas dão a você dopamina, o gás necessário para continuar comprometido a seguir suas metas.
- Celebre: celebrar o alcance te da ânimo para continuar no trajeto, e alcançar as grandes metas.
- Realizações significativas: ter realizações significativas molda positivamente nossa mente impactando no crescimento profissional.
- Aprendizado constante: pequenas metas oferecem a oportunidade de aprendizado constante. Ao gerir melhor suas finanças você vai ganhando experiência e repertório. Se algo não está indo bem, você erra pequeno e aprende a reprojetar a rota.
- Cérebro ativo: ao adotar pequenas metas nosso cérebro fica mais ativo, isso porque ele tende a entrar em automático para economizar energia. E quando maior é o nosso esforço maior a chance de inventar desculpas para algo. Metas pequenas reduzem esse obstáculo, e são excelentes para o autoconhecimento.
Sugerimos que você tire um tempo para pensar nas pequenas metas, para a próxima semana, e par ao próximo mês. Atingindo suas pequenas metas e reconhecendo suas vitórias te trará benefícios que você nem imagina. E lembre-se, uma pequena vitória ainda é uma vitória.
Leave a Reply