08/10/2024 · Ana Luiza Beltrão

Quitar dívida ou investir: Qual é a melhor opção para suas finanças?

Recebeu um dinheiro extra e está na dúvida se é melhor quitar dívidas, amortizar ou investir? Neste artigo, vamos te ajudar a entender as vantagens e desvantagens de cada opção. Vai entender como avaliar o que faz mais sentido para você. Confira as melhores dicas para tomar uma decisão inteligente e melhorar sua vida financeira. Não perca tempo, leia agora e faça seu dinheiro render mais!

Publicidade

Você está organizando sua situação financeira, colocou tudo no planejamento financeiro e começou colocar a mão na massa em prol do seu futuro. Mas ei que, em determinado mês, você recebeu um dinheiro que não estava previso, seja por uma renda extra, um aumento ou até mesmo um item que você vendeu. E agora, o que fazer com essa grana?

Depende! Sabemos que essa não é bem a reposta que você queria, mas é isso. Tudo varia de acordo com as opções de vantagens e desvantagens. Em geral, investir pode ser financeiramente mais inteligente porem pode ser que para o seu caso, amortizar faça mais sentido. Então para entender um pouco melhor fica até o final para ter ótimas referências para te ajudar nessa decisão.

Você conhece bem a natureza de suas dívidas?

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer e bem a natureza de suas dívidas. Primeiro, verifique o tipo de dívida que você possui, do tipo: cartões de crédito, cheque especial, pois eles geralmente possuem taxas de juros muito altas, ou se você possui empréstimos ou financiamentos, que por sua vez costumam ter juros mais baixos. É imprescindível mapear tudo o que se pode saber sobre elas.

Outro fator importante é avaliara o impacto dos juros ao longo do tempo. Dívidas com juros altos costumam crescer rapidamente, então quitá-las o mais rápido possível pode evitar que se enrole ainda mais pagando um valor muito maior que o original. Por outro lado, amortizar uma dívida, o famoso adiantar parcelas, pode ser uma estratégia considerável se os juros forem consideráveis.

Caso a dívida esteja alta e esse valor permite a quitação de uma ou mais dívidas, a **renegociação **pode ser uma alternativa. Muitos credores oferecem condições especiais, como redução de juros ou até mesmo o valor original da dívida para facilitar o pagamento.

Investir vale a pena mesmo?

Pensando apenas em números, investimentos quase sempre será a escolha que faz mais sentido para a sua independência financeira. Principalmente se a gente considerar a alta da taxa Selic. Investimentos quando são feitos da maneira correta podem resultar em um crescimento significativo ao longo do tempo.

Isso quer dizer que se você optar por destinar esse dinheiro para investimentos ao invés de quitar a dívida, pode ser que ele ao longo do tempo renda mais que os juros aplicados no parcelamento, por exemplo. Isso fará com que além de ajustar a sua vida financeira no quesito dívida também estará fazendo com que o seu patrimônio cresça.

Na prática …

Não existe uma reposta única que sirva para todos, mas o importante é entender o que faz mais sentido para você e sua realidade no momento. Se o dinheiro extra caiu na conta, primeiro dê uma olhada nas suas dívidas: elas têm juros altos ou são aquelas que você consegue controlar melhor?

Por outro lado, investir pode ser uma baita estratégia, principalmente com a taxa Selic alta, já que suas aplicações podem render mais do que os juros da dívida. Isso significa que, ao invés de se livrar de tudo agora, você pode deixar o dinheiro trabalhando pra você e, quem sabe, até conseguir um saldo positivo no final das contas.

No final das contas, o segredo está em colocar tudo no papel (ou na planilha!), analisar os prós e contras e ver o que encaixa melhor no seu planejamento financeiro atual. Não tem certo ou errado, só o que é melhor pra você nesse momento.